quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os Pecados



Para o bom entendimento do que seja o pecado, vamos falar sobre ele, uma vez que a Igreja nos ensina que são pecados graves e que geram outros. São eles: soberba, ganância, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça.


O Catecismo da Igreja diz que: “O pecado é uma falta contra a razão, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro, para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens”. (§1849) Diz ainda o Catecismo que: “Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado, e nada tem consequencias piores para os próprios pecadores, para a Igreja e para o mundo inteiro”. (§1488)

CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR LENDO O POST









“O pecado está presente na história dos homens: seria inútil tentar ignorá-lo ou dar a esta realidade obscura outros nomes.” (§386)


São Paulo, numa frase lapidar explica toda a hediondez do pecado e razão de todos os sofrimentos deste mundo: “O salário do pecado é a morte”. (Rm 6,23) Tudo o que há de mal na história do homem e do mundo é conseqüência do pecado, que começou com Adão: “Por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. (Rm 5,12)


O Catecismo ensina que: “A morte corporal, à qual o homem teria sido subtraído se não tivesse pecado (GS, 18) é assim o último inimigo do homem a ser vencido”. (1Cor 15, 26)


O demônio escraviza a humanidade com a corrente do pecado. Jesus veio exatamente para quebrar essa corrente. São João deixa bem claro: “Sabeis que Ele se manifestou para tirar os pecados” (1Jo 3,5) “Para isto é que o Filho de Deus se manifestou, para destruir as obras do diabo” (1 Jo 3,8) essa “obra do diabo” é exatamente o pecado, que nos separa da intimidade e da comunhão com Deus, e nos rouba a vida bem aventurada. Para isso Jesus morreu na Cruz.


São João Batista apresentou Jesus, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29)


Os Dez Mandamentos são a salvaguarda contra o pecado. “Se queres entrar na vida guarda os mandamentos; não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo”. (Dt 5,16,20; Lv 19,18) Diante da gravidade do pecado, o autor da Carta aos Hebreus chega a dizer aos cristãos: “Ainda não resististes até ao sangue na luta contra o pecado” ( Hb 12,4). O grande Agostinho de Hipona dizia que: “O pecado é o motivo da tua tristeza. Deixa a santidade ser o motivo da tua alegria.”




Fonte: Prof. Felipe Aquino

4 comentários:

  1. rejane dias muito maravilhoso cada dia saber um poco da palavra de deus edois pecados que as vezes nao damos importancia como a inveja ea ira e gula

    ResponderExcluir
  2. Gléria a Deus , que a partir desse blog muitas pessoas possam ser ganhadas pra Jesus gostei mt,visualiza ae no nosso blog tanbem
    www.imema12.blogspot.com
    www.mematv.blogspot.com
    www.pradri.blogspot.com
    www.lu12mema.blogspot.com
    É isso ae continuem assim ,Amo vcs en Cristo Jesus s2

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar agora. Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com

    ResponderExcluir