quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nota de Esclarecimento sobre Igreja Católica Carismática



DIOCESE DE GUAXUPÉ

Assessoria de Comunicação

 NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Cúria Diocesana de Guaxupé recebeu informações de que, em breve, será criada a “Paróquia Bom Jesus”, na cidade de Poços de Caldas – MG, pertencente a esta Circunscrição Eclesiástica (Diocese). Vimos a público esclarecer os fatos, conforme se segue:

Esta “paróquia” não pertence à Igreja Católica Apostólica Romana e não é reconhecida pela Diocese de Guaxupé.

Ainda que a citada igreja alegue comunhão com o Santo Padre Bento XVI e faça uso de símbolos e linguagem católicos, ESCLARECEMOS que a “paróquia” faz parte da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CARISMÁTICANÃO HAVENDO NENHUM TIPO DE COMUNHÃO OU RELAÇÃO COM A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

Apuramos, nesse contexto, que algumas pessoas ligadas a essa igreja se apresentam na cidade e nos meios de comunicação  autodenominando-se “padres”, “bispo” e – nessa condição – celebram missas e dirigem novenas dedicadas a santos da Igreja Católica Apostólica Romana. REITERAMOS QUE NÃO RECONHECEMOS NENHUMA DESSAS PRÁTICAS.

Vale destacar que a criação de Paróquias no território da Diocese é prerrogativa do bispo diocesano. Sendo assim, cabe ressaltar também que Dom José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé, no exercício de seu ministério episcopal,NÃO CRIOU E NEM CRIARÁ, EM BREVE, NENHUMA NOVA PARÓQUIA NA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS – MG.

A Igreja Católica Apostólica Carismática também NÃO É LIGADA À RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (movimento reconhecido pelo Vaticano, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Conselho Diocesano de Pastoral).

Sendo assim, ante os atos de abuso da boa fé do povo católico apostólico romano daquela cidade, julgamos importante alertar à população que os atos (missas, bênçãos e novenas etc.) realizados, não têm efeito sacramental ou canônico; desta forma NÃO SÃO – SOB NENHUMA CONDIÇÃO – RECONHECIDOS PELA DIOCESE DE GUAXUPÉ.

Por último, para que não reste nenhuma dúvida, ainda que as pessoas ligadas à “Paróquia Bom Jesus” se apresentem e/ou digam que estão em sintonia – no exercício do “ministério” – com a Igreja Católica Apostólica Romana; isso não se aplica. A criação arbitrária de uma “paróquia”, a não apresentação formal ao bispo diocesano e a confusão de entendimento criada junto aos nossos fiéis são provas inquestionáveis da falta de comunhão com este Bispado.

Guaxupé, 20 de maio de 2011.

Fonte: Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário