segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Eucaristia é Verdadeiramente...



“A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço do céu que se abre sobre a terra, é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessam as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho”. (Ecclesia de Eucharistia , Carta Encíclica de João Paulo II)


Intercessores, a forma mais sublime de oferecermos nossas orações como sacrifícios de louvor ao Pai e ação de graças, convergem na Eucaristia, pois como diz o catecismo é “fonte e ápice de toda vida Cristã” (nº 1324). Ao participarmos da celebração eucarística, estamos como Igreja, com Maria, aos pés da Cruz, unidos à oferta e à intercessão de Cristo.


CLIQUE AQUI PARA CONTINUA LENDO O POST




.






Ao instituir a Eucaristia na última ceia celebrada com os seus discípulos, Jesus transformou aquele momento em memorial, ou seja, o sacrifício que Cristo ofereceu uma vez por todas na Cruz torna-se sempre atual, agora de forma incruenta (sem o derramamento de sangue): “Isto é o meu Corpo que será entregue por vós”, e “Este é o cálice da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados, fazei isto em memória de mim”. (Lc 22,19-20)


Quando participamos do banquete eucarístico, estamos em comum unidade em intercessão como Igreja militante (espalhada sobre toda a terra) à Igreja triunfante, ou seja, aos que já estão na glória do céu, com a Santíssima Virgem Maria e todos os santos e santas. “O Sacrifício Eucarístico é também oferecido pelos fiéis defuntos (Igreja padecente), que morreram em Cristo e não estão ainda plenamente purificados” (Catecismo 1370 e 1371).
O Papa João Paulo II inaugurou o período de outubro/2004 a outubro/2005 como o Ano Eucarístico por ocasião do 48º Congresso Eucarístico Internacional que aconteceu em Guadalajara (México). Assim, como membros do Corpo místico de Cristo servindo na Renovação Carismática Católica no ministério de intercessão, somos convocados a viver esse mistério de fé por uma maior participação na Eucaristia (se possível diária), bem como ter mais momentos de Adoração a Jesus Sacramentado.


“A Eucaristia é também o sacrifício da Igreja. A Igreja que é o corpo de Cristo participa da oferta da sua Cabeça. Com Cristo, ela mesma é oferecida inteira. Ela se une à sua intercessão junto ao Pai, por todos os homens. Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo se torna também o sacrifício dos membros do seu Corpo. A vida dos fiéis, seu louvor, seu sofrimento, sua oração, seu trabalho, são unidos aos de Cristo e à sua oferenda total, e adquirem assim um valor novo. O sacrifício de Cristo presente no altar dá a todas as gerações de cristãos a possibilidade de estarem unidos à sua oferta”. (Catecismo 1368 e 1369)


fonte: rccbrasil.org.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário