segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A História do Rock Católico - Parte 1



Saiba como tudo começou e as influências das bandas nacionais


O Brasil tem um dos maiores celeiros do rock cristão do mundo, tendo inclusive sido pioneiro no uso do hard rock/heavy metal como forma de evangelização na Igreja Católica. É natural se pensar que o pioneirismo viria de países mais desenvolvidos, mas devido à presença de muitas Igrejas evangélicas de segmentos mais pentecostais, o rock ganhou um cenário forte no meio evangélico, e assim se tornando mais propício ao surgimento de um cenário forte de rock católico no país. 


O rock católico nada mais é do que uma das maneiras de inculturação da Fé, direção tomada pela Igreja após o Concílio Vaticano II. Os evangélicos na década de sessenta e setenta apenas se anteciparam na criação do rock cristão, pois o Espírito Santo soprou primeiro em sua Igreja, que só não foi pioneira por que teve que enfrentar uma estrutura muito conservadora, que de certo modo persiste até hoje. 


CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR LENDO O POST



.




Existe diferença entre rock católico e rock evangélico?
Para iniciarmos, precisamos entender o que é rock cristão (ou white metal). Este nome é dado às bandas que tem como estilo musical o Rock\Heavy Metal/. Essas bandas geralmente são católicas ou evangélicas que usam esse estilo musical para promover o crescimento espiritual e o evangelismo, ou como uma janela para questões de vida e de fé. Não é música gospel, pois esta é relacionada aos corais das Igrejas americanas. Existem vários estilos diferentes como Hard Core, Trash, Pop/Rock, Heavy Melódico, Hard Rock, Heavy Metal tradicional, Industrial, Grunge, Ska e muitas outras. É mais uma estratégia na propagação do nome de Cristo e seu Evangelho para o mundo. 


Este movimento começou nas décadas de 60-70 com os evangélicos, iniciado por algumas bandas Batistas, dentre elas, Petra e Stryper, se espalhando pelo mundo e chegando a atingir músicos católicos, dando inicio assim, ao movimento também no meio, tendo como a primeira banda de rock católica o Cristoatividade (veremos com mais detalhes abaixo), depois nasceram Cristi, Rosa de Saron, e Eterna, espalhando o movimento no Brasil e no mundo. 


A partir disto muitas duvidas surgiram na cabeça de todos que acompanham o movimento, perguntando se existem diferenças entre o rock católico e o rock evangélico... Basicamente não há o porquê de existir diferenças, já que existiu apenas um único Cristo, não existiu o “Jesus católico” e o “Jesus evangélico”, os dois segmentos acreditam na Divindade e ensinamentos deste Homem... Os dois lados, portanto são cristãos isto não há duvidas... 


Mas, é lógico que não podemos ser tão simplórios e ingênuos, de achar que é só isto, ponto e acabou! Se fosse assim, porque então existem dois segmentos dentro do Cristianismo? Existem sim diferenças doutrinais, dogmas, que faz com que as pessoas exerçam sua fé de maneira que mais as lhe convêm, que não nos cabe aqui discutirmos. 


Estamos tratando do aspecto musical, e ai meus amigos, a história é diferente! 


Dentro do rock as coisas acontecem de uma maneira mais unida, com certeza! Vocês talvez nunca verão, um padre e um pastor, juntos presentes em um evento, em cima de um altar, pregando de uma maneira verdadeiramente cúmplice, em total comunhão, mas com certeza vocês verão (se é que já não virão, pois já aconteceu varias vezes) as bandas de rock\heavy metal dividirem o mesmo palco, com muita garra e companheirismo, falando a mesma coisa... Eventos como Christian Metal Fest, o primeiro evento de rock\heavy metal ecumênico que se tem conhecimento, realizado em 2000, em São Paulo\Santo Amaro, que teve a presença de bandas com Antidemon, Rosa de Saron, Dracma, Destra, OCB... E também o Tributo ao Stryper, com União, Eterna, Bélica, Stauros, Oráculo... As duas edições do Metal Lord, que teve entre outras Seven Angels, Ceremonya... Provam que existem diferenças sim, mas são nelas que se aprendem a arte do convívio, do amor ao próximo, do respeito acima de tudo, o quanto à unidade é possível, e que o rock é uma cultura tão rica, que faz com que as diferenças pouco importem e naturalmente caem por terra! 


O INÍCIO
O início do rock católico passa pela Renovação Carismática, que renovou a espiritualidade da Igreja de Cristo, pois os diversos ritmos musicais passaram a ser usados de maneira mais intensa como forma de atrair a atenção do jovem e o povo em geral para dentro da Igreja. Dentro do rock o grande percussor foi à banda Cristoatividade...


Por: Jackson Paula do SacraMusic


Veja Também - A História do Rock Católico - Parte 2
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário