terça-feira, 4 de outubro de 2011

A História do Rock Católico - Parte 2



O início do rock católico passa pela Renovação Carismática, que renovou a espiritualidade da Igreja de Cristo, pois os diversos ritmos musicais passaram a ser usados de maneira mais intensa como forma de atrair a atenção do jovem e o povo em geral para dentro da Igreja. Dentro do rock o grande percussor foi à banda Cristoatividade.


A história desta banda se confundiu, com inicio do rock católico no Brasil. Em maio de 1990, na época Eraldo Mattos, diretor da recém criada gravadora, Codimuc, e um baixista atuante na Renovação Carismática Católica, toma os primeiros passos na formação do rock católico, criando a banda Cristoatividade. 


CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR LENDO O POST

.




Executando um bom Hard Rock em suas músicas, com influencias de Kansas, Boston, Eagles, e outras bandas de rock progressivo, a banda era formada por Alexandre “Xandão” Guidini (bateria), Alexandre Boyna (guitarra), Boy (guitarra e teclados), Eraldo Mattos (baixo e vocal), e ainda nos vocais Adilson Sabará, Nelsinho Correa, Gildete Leal e Eugenio Jorge, lançam um cd, auto-intitulado, com músicas que marca o início de uma promissora vertente do rock cristão no Brasil. Estava aí lançado um cenário que tinha tudo pra crescer, o que aconteceu, contando hoje Brasil com bandas católicas de rock em muitos estados, do Sul ao Nordeste. 


Mas como acontece com a maioria das bandas do estilo, por exemplo, vimos isto acontecer com o Petra na edição anterior, de imediato, eles encontraram muita resistência da igreja ao rock cristão, mas não demorou muito, o grupo mostrou ser bastante aceito entre a juventude cristã católica da época, “O grupo foi muito revolucionário... Lidar com os extremos acho que foi o nosso diferencial! Às vezes a gente chegava num lugar, e só tinha pessoas de mais idade... Ai nós atacávamos inicialmente com corinhos, coisas mais levinhas... Ai sim depois, mostrávamos algo com a nossa cara! Mas às vezes era exatamente o contrario, o publico era muito maluco! E ai, a gente fazia rolar muito som instrumental, pesado”.Diz Eraldo. 


A banda infelizmente durou pouco mais de dez anos, mas tocou por todo pais, para grandes públicos em grandes eventos da igreja, e por onde passou, deixou sempre um ar de “quero mais”. 


Seu único registro, em termos de produção ficou muito a desejar, mas musicalmente existem muitos destaques, como por exemplo, a musica que abre o disco, “Céu na terra”, interpretada de maneira emocionante pelos músicos, com uma performance incrível de seus guitarristas, que fazem um dueto constante, do inicio ao fim da musica (!), também podemos destacar as musicas “Contaminação”, “Cristoativado”, “Plano Fatal”, “Medo”, “Olhos Vidrados” e “Sangria”, esta ultima se tornou um verdadeiro hino do rock católico, sendo executada por oito entre dez bandas do meio. Num total de 19 faixas, todas em português, com mensagens bem diretas, foi também o primeiro trabalho lançado da promissora gravadora Codimuc, que mais tarde também seria responsável pelo lançamento no mercado de bandas como Rosa de Saron e Eterna, e é até hoje é bem requisitado nas lojas especializadas. 


A banda terminou “mas cumpriu sua missão que era abrir novas portas dentro da musica católica e mostrar a sua juventude, que se pode comunicar com Deus das maneiras mais naturais possíveis!”, comenta Eraldo. 


Hoje em dia cada um de seus ex-integrantes tem outras ocupações; Xandão é policial rodoviário federal, e toca em uma banda pop católica, o Anjos de Resgate; Boyna também toca com uma cantora do meio; o Boy é arranjador e produtor autônomo do meio, este um verdadeiro revolucionário da musica guitarristica cristã, uma verdadeira mistura de Joe Satriani e Geddy Lee, e já teve um álbum instrumental lançado também pela Codimuc, intitulado Apocalipse, e ainda este ano, deve lançar um álbum duplo, de forma independente chamado Gethsemane; o Adilson trabalha na Codimuc, e esta lançando um trabalho solo; Gildete é apresentadora de TV em Rondônia; Nelsinho Correa se tornou diácono da comunidade Canção Nova; Eugenio é pregador e líder de uma banda e comunidade; Eraldo é dono\diretor da Codimuc e também toca no Anjos de Resgate. 


Foi realizada uma apresentação especial da banda, no mega evento Jesus is the rock!, que teve a duração de dois dias e que reuniu bandas de todo o pais, em julho de 2005, em Cachoeira Paulista, SP. Foi o show mais que especial do Cristoatividade, que há sete anos não tocavam juntos. Não foi a formação original, mas foi como se fosse. Publico e músicos das bandas ali presentes, foram tomados pela emoção ao resgatarem o seu primeiro chamado, vendo ali os ícones de um movimento novo, porem já forte e respeitado em toda cena roqueira. "Somos vitoriosos porque a vitória já foi ganha pelo Grande Vencedor" disse Eraldo, em um dos momentos de poucas palavras, já que o som rolou solto! O show durou relativamente pouco, mas foi marcado pelo incrível peso tirado dos instrumentos e pela execução dos grandes hinos do rock católico, “Céu na Terra”, “Cristoativado”, “Plano Fatal”, “Contaminação”, “Medo”, “Olhos Vidrados” e “Sangria”, esta ultima se tornou um verdadeiro hino do rock católico, sendo executada por oito entre dez bandas do meio, e que foi cantada a uma só voz por todos! Emocionante! 


Por Jackson Paula | do SacraMusic


Veja Também - A História do Rock Católico - Parte 1
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário